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UROTUNEL – Galvanização no Túnel sob o Canal da Mancha

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UROTUNEL – Galvanização no Túnel sob o Canal da Mancha

Considerada a maior obra de engenharia do século XX

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Objetivo:

Ligar o reino Unido à França por uma via seca (terrestre)

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Histórico:

  • Tempo de construção: 7 anos
  • Quantidade de material galvanizado por imersão a quente: 30.000 ton
  • Tipos: milhões de peças de diferentes tamanhos e formatos
  • Consumo de Zinco SHG: 2.500 ton
  • Início: novembro/1986
  • Término: maio/1994
  • Inaugurado pela Rainha Elizabeth II (Inglaterra) e por François Mitterrand (França)

Vantagens: Objetivos: Proteger todas as peças de aço contra a corrosão, garantindo a performance não só durante o período de construção e instalação da obra, mas muitos anos posteriores, em um ambiente altamente agressivo

Principais vantagens: a) Confiabilidade de um processo industrial (seguindo normas internacionais – padronização dos itens da obra) b) Custo/benefício (relação performance/preço) c) Alta resistência à corrosão d) Excelente resistência ao impacto

Concepção do projeto:

Projetado para 4 tipos de vagões destinados a transportar: a) Veículos de passeio b) Veículos pesados de transporte de cargas c) Passageiros em geral d) Vagões de carga - Velocidade máxima: 160 km/h - Tempo de travessia: 35 minutos - Instalação de duas grandes áreas técnicas nas entradas e saídas dos túneis

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Dois terminais de embarque e desembarque de veículos: a) Calais na França b) Folkstone na Inglaterra  

Construção de 2 túneis paralelos principais, com as dimensões:a) Profundidade do fundo do mar – de 25 a 45 m b) Profundidade máxima do nível do mar: 100m c) Extensão – 50 km (39 km abaixo do mar) d) Diâmetro – 7,5 m Construção de 1 túnel de serviço localizado entre os 2 túneis principais A cada 375 m há uma passagem ligando o túnel de serviço aos principais A cada 375 m há sistemas mecânicos de dutos de alívio, com o objetivo de melhorar a distribuição de pressão do ar interno dos túneis 3 estações de bombeamento submersas permitem a retirada de qualquer vazamento de água 200 salas técnicas ao longo dos túneis contêm todos os sistemas de comando e controle elétrico, de iluminação, de comunicação, de ventilação, de sinalização, etc Todas as passagens que ligam os túneis possuem portas móveis

  • 3.500 cabines elétricas
  • 500 km de tubulação
  • 40.000 suportes de catenárias
  • Milhões de parafusos e porcas
  • Centenas de quilômetros de eletrocalhas
  • Centenas de trilhos de segurança, sinais de tráfego, postes de iluminação
  • Estações de bombeamento, instalações de manutenção, lavagem de equipamentos
  • Bilheterias, prédios de controle de inspeção, de serviços em geral (lojas, restaurantes, etc)

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Proteção dos equipamentos contra a corrosão Total de aço nos 3 túneis e áreas técnicas: 30.000 ton (excluindo-se os próprios trens)

  • Ambiente das instalações: agressivo (alta salinidade)
  • Duas especificações técnicas diferentes:
  • Equipamentos necessários à construção da obra (provisórios)
  • Equipamentos permanentes dos túneis, áreas técnicas e terminais (definitivos)
  • Umidade relativa do ar: 95 a 100%
  • Temperatura: 20 a 35°C
  • Permanente névoa salina
  • Vazamento de água do mar
  • Lama oleosa

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Galvanização de todos os materiais possíveis por imersão a quente, com o posterior pintura em alguns trechos, com osseguintes objetivos:

a) Proteção de 3 a 4 anos, durante a construção dos túneis, dos pequenos equipamentos, suporte de catenárias, eletrocalhas, centenas de acessórios, suporte de cabos para levar iluminação até a linha de frente de trabalho, etc b) N ão liberação de gases tóxicos em caso de incêndio c) Confiabilidade de um processo normatizado internacionalmente d) Rela ção custo/benefício e) Excelente resistência ao impacto f) Facilidade de montagem no campo
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Proteção dos equipamentos provisórios contra a corrosão

  • Total de equipamentos provisórios: 3.000 toneladas galvanizadas na França
  • Espessura mínima: 70 µm de Zn SHG (cerca de 500g/m2)
  • Comentário da equipe técnica após a inauguração da obra:

Os inúmeros equipamentos e diversos acessórios provisórios, utilizados durante a construção dos túneis, foram analisados e as medições de espessura mostraram um consumo de 10 a 15 micra de zinco, após as peças permanecerem em um ambiente muito agressivo de 3 a 4 anos. Ou seja: perda anual de 3 a 5 micra de zinco. Em vista da espessura inicial do recebimento, as peças poderiam ter permanecido por muito mais tempo no interior dos túneis, sem nenhum problema. Proteção dos equipamentos permanentes contra a corrosão

  • Galvanização por imersão a quente de todos os materiais passíveis de serem galvanizados, com posterior pintura com tinta epóxi orgânica (Sistema Duplex)
  • Elementos permanentes metálicos: 30.000 toneladas (túneis, áreas técnicas, terminais, milhares de tipos de acessórios)
  • Ênfase da permanência de construção (mínimo de 25 anos sem corrosão) e na baixa manutenção ao longo do tempo
  • Resistência ao impacto durante a construção
  • Facilidade de montagem dos equipamentos definitivos com baixo índice de retoque
  • Reparos de manutenção no galvanizado somente após vários anos de exposição
  • Excelente relação custo/benefício

 Galeria de imagens

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Trem de passageiros Eurostardeixando túnel pelo lado francês

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Trem de carga deixando túnel pelo lado francês

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Obra realizada através da parceria entre França e Inglatera

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Detalhe da construção de uma das saídas dos túneis

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Trecho do Percurso

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Interior da obra durante a construção

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Entrada do trem de veículos de passeio Le Shuttle

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 Saída do trem de veículos de passeio Le Shuttle

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Trem de veículos pesados e caminhões

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Área técnica - França

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Área técnica – Reino Unido

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 Fonte: Galvanizing in the Channel Tunnel Metaleurop SA e IZA – International Zinc Association

Construção do Túnel

 



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